CENTRAL DE MATRÍCULAS

(19) 3235-2669

Análise e Desenvolvimento de Sistemas: O Conteúdo Negro Do Assunto!

Vivemos na era digital, tudo está ao nosso alcance devido a internet. Por isso, diversas profissões relacionadas ao mundo online estão ganhando espaço no mercado de trabalho. Uma das mais proeminentes é a análise e desenvolvimento de sistemas.

Nessa área que frenquentemente chamamos de TI, tecnologia da informação, existem vários ramos a serem desenvolvidos e explorados.

Por isso, é de extrema importância que novos profissionais capacitados sejam formados nessa área e contribuam para o crescimento do potencial virtual.

Nesse artigo, iremos te falar um pouco mais sobre a análise e desenvolvimento de sistemas, qual é o perfil do profissional dessa área e, ainda, como esse campo de atuação pode ser favorável para a gestão de uma organização.

Então, se você tem curiosidade sobre o assunto, continue acompanhando o conteúdo que preparamos para você!

 

O que é Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

Análise e Desenvolvimento de Sistemas é um curso voltado para a criação e análise de sistemas. Assim, envolve, principalmente, a parte de software, mas também pode contar com conteúdos relacionados a hardware.

No ambiente tecnológico existe uma gama de temáticas e, frequentemente, um analista de sistemas pode se envolver em diversas delas.

Com isso, é possível que a Análise e Desenvolvimento de sistemas envolva desde o planejamento da criação de um software até a sua gestão. Além disso, gerenciamento de bancos de dados é uma função em que o profissional da área é capaz de atuar.

A presença de um analista de sistemas é fundamental em uma empresa. Seja para elaboração de softwares e testes, mas também para o bom andamento de toda parte tecnológica.

Desse modo, o analista de sistemas é capaz de cuidar dos assuntos referentes às redes de uma empresa e de toda informação nela contida. Portanto, é um bom negócio investir em profissionais capacitados desse ramo.

Uma das áreas mais proeminentes no ramo de TI atualmente é a segurança da informação. Ou seja, uma área que cria algoritmos, programas e maneiras de se defender contra ataques cibernéticos.

Além disso, através da análise e desenvolvimento de sistemas é possível otimizar a rede de informação de uma empresa, bem como dinamizar o seu banco de dados. Dessa forma, o profissional da área deve estar sempre atento às novas demandas tecnológicas.

Em seguida, vamos conhecer um pouco mais desse curso que possui ótimas perspectivas para o futuro, além de um mercado amplo e integrativo.

 

 

Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Trata-se de um curso tecnológico, com duração de aproximadamente 3 anos, que pode variar conforme a universidade. Leva em conta aprendizados sobre redes, linguagens de programação, desenvolvimento de softwares e gerenciamento de bancos de dados.

Por isso, o profissional formado no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é capaz de atuar nas diversas áreas de tecnologia da informação.

Apesar de o currículo ser ligeiramente variável, existem algumas disciplinas que são encontradas na maioria dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas ofertados.

Abaixo veremos um pouco das disciplinas que compõem a grade curricular de um curso tecnológico nessa área:

  • Fundamentos de redes de computadores;
  • Segurança da informação;
  • Linguagens de programação;
  • Introdução a bancos de dados;
  • Computação e pensamento computacional;
  • Desenvolvimento web;
  • Web design;
  • Modelagem computacional;
  • Criação de algoritmos;
  • Programação para dispositivos móveis;
  • Probabilidade e estatística;
  • Raciocínio lógico;
  • Teoria geral de sistemas.

As disciplinas focam em desenvolvimento de sistemas, na sua análise e também nas diferentes linguagens de programação.

Cada universidade pode optar por oferecer uma ou mais linguagens de programação. Entre as mais famosas estão:

  • Javascript;
  • Java;
  • C;
  • C++;
  • Python;
  • C#;
  • PHP.

É muito importante, no entanto, que o profissional da área se mantenha atualizado e busque sempre formas complementares de formação. Isso porque o mercado de tecnologia é muito dinâmico e novas ferramentas diferentes surgem o tempo todo.

 

Análise e Desenvolvimento de Sistemas: Atuação

O mercado da tecnologia da informação é bastante amplo. Por isso, o analista de sistema pode trabalhar em empresas de diversos portes ou até mesmo prestar serviços de forma autônoma, atuando como freelancer.

Em seguida, veremos as principais áreas onde é possível atuar no ramo da análise e desenvolvimento de sistemas.

1. Desenvolvimento de Softwares:

Nessa área de atuação, o analista é responsável por elaborar, programar e implantar um software. Ele se encarrega desde a criação do algoritmo pertinente ao software, passando pelo código até a implantação.

Em alguns casos, é possível que o desenvolvedor de sistemas também seja incumbido de realizar a manutenção dos softwares que desenvolveu.

2. Teste de Softwares:

Em algumas empresas, existem cargos específicos para o teste de software. Ou seja, o analista irá atua testando o software elaborado por outro desenvolvedor.

Assim, é preciso rodar o programa em busca de erros e focar na melhoria e na maior funcionalidade do software.

3. Gerenciamento de bancos de dados:

Os bancos de dados são partes fundamentais de uma empresa ou companhia. Nele, estão acumuladas informações importantes acerca dos programas utilizados e também dos dados provenientes desta companhia.

Os analistas que trabalham nessa área são responsáveis por implementar e gerenciar esses bancos de dados, sendo chaves importantes no bom funcionamento de uma organização.

4. Administrador de redes:

Outra área muito importante é a administração de redes. Ela diz respeito a todo o setor de tecnologia de uma empresa.

Sua abrangência está desde problemas na rede de computadores até esquema de segurança de internet.

 

Conclusão

Em resumo, nesse artigo vimos que os profissionais da área de análise e desenvolvimento de sistemas são responsáveis por desenvolver e lidar com sistemas informáticos.

Além disso, vimos como é funciona esse curso tecnológico e quais as principais disciplinas que compõem a grade curricular do curso.

Também foi mencionada a variedade de linguagens de programação existentes e a necessidade de um profissional estar se renovando e aprendendo novas ferramentas a cada dia que passa.

Por fim, como a área de TI é muito vasta, existem várias possibilidades de atuação para esse profissional. Como, por exemplo: gerenciamento de bancos de dados, desenvolvimento de softwares e administração de redes.

Você gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e deixe seu comentário!

Share

Localização

Rua Eng. Saturnino de Brito, 335 Centro - Campinas SP (19) 3235-2669 Veja no mapa como chegar

Trabalhe Conosco

Na Mestra temos muitas possibilidades e reconhecemos seu valor. Envie seu currículo e faça parte de nosso Banco de Talentos.

Recursos humanos | Pedagógico

Alguma dúvida?

Conecte-se com a gente:

Desenvolvido por:

Tonus | Agência Digital